ONline

segunda-feira, 2 de maio de 2011

SÃO TOMÁS DE AQUINO









SANTO TOMÁS DE AQUINO, PRESBÍTERO, DOUTOR DA IGREJA


Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".




A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, dos Condes de Aquino, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.


Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.


Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.Escreveu muitas obras de grande erudição e, como professor, lecionou disciplinas filosóficas e teológicas, o que lhe valeu grande reputação.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. A convite do papa, preparou a liturgia, ofício e missa da solenidade do Corpo de Deus, que resultou uma maravilhosa síntese de teologia eucarística e, ao mesmo tempo, um monumento de fé e de amor à presença
de Cristo na Eucaristia.


Chamado "Doutor Angélico", Tomás, convidado a participar do Segundo Concílio Ecumênico de Lião, morreu em viagem nas proximidades de Teracina, a 7 de março de 1274, com 49 anos de idade, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico. Exemplo de pureza de vida, de desapego das grandezas do mundo, de firmeza na vocação religiosa, de fidelidade à Igreja, de amor entranhado à oração e à contemplação. Quando da sua canonização, como faltasse milagre, o Papa João XXII respondeu aos que se opunham: "Quantas as proposições teológicas que ele escreveu, tantos são os milagres que fez". Sua memória é celebrada a 28 de janeiro, data em que seu corpo foi transladado para Toulouse (França), em 1369.
fonte: canção nova





OraçãoÓ Deus, que tornastes Santo Tomás de Aquino um modelo admirável, pela procura da
santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir
seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito
Santo.

Do Ofício das Leituras extraímos a homilia abaixo:
Das Conferências de Santo Tomás de Aquino, presbítero (Colatio 6 super Credoin Deum)
(Séc.XIII)


Na cruz não falta nenhum exemplo de virtudeQue necessidade havia para que o Filho de Deus sofresse por nós? Uma necessidadegrande e, por assim dizer, dupla: para ser remédio contra o pecado e para exemplo doque devemos praticar.

Foi em primeiro lugar um remédio, porque na paixão de Cristo encontramos remédiocontra todos os males que nos sobrevêm por causa dos nossos pecados.

Mas não é menor a utilidade em relação ao exemplo. Na verdade, a paixão de Cristo ésuficiente para orientar nossa vida inteira. Quem quiser viver na perfeição, nada maistema fazer do que desprezar aquilo que Cristo desprezou na cruz e desejar o que eledesejou. Na cruz, pois, não falta nenhum exemplo de virtude.

Se procuras um exemplo de caridade: Ninguém tem amor maior do que aquele que dásua vida pelos amigos (Jo 15,13). Assim fez Cristo na cruz. E se ele deu sua vida pornós, não devemos considerar penoso qualquer mal que tenhamos de sofrer por causadele.

Se procuras um exemplo de paciência, encontras na cruz o mais excelente! Podemosreconhecer uma grande paciência em duas circunstâncias: quando alguém suporta comserenidade grandes sofrimentos, ou quando pode evitar os sofrimentos e não os evita.Ora, Cristo suportou na cruz grandes sofrimentos, e com grande serenidade, porqueatormentado, não ameaçava (1Pd 2,23); foi levado como ovelha ao matadouro e nãoabriu a boca (cf. Is 53,7; At 8,32).

É grande, portanto, a paciência de Cristo na cruz. Corramos com paciência ao combateque nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obrada fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando coma infâmia (cf. Hb 12,1-2).

Se procuras um exemplo de humildade, contempla o crucificado: Deus quis ser julgadosob Pôncio Pilatos e morrer.

Se procuras um exemplo de obediência, segue aquele que se fez obediente ao Pai até àmorte: Como pela desobediência de um só homem, isto é, de Adão, a humanidade todafoi estabelecida numa condição de pecado, assim também pela obediência de um só,toda a humanidade passará para uma situação de justiça (Rm 5,19).

Se procuras um exemplo de desprezo pelas coisas da terra, segue aquele que é Rei dosreis e Senhor dos senhores, no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria eda ciência (Cl 2,3), e que na cruz está despojado de suas vestes, escarnecido, cuspido,espancado, coroado de espinhos e, por fim, tendo vinagre e fel como bebida para matara sede.Não te preocupes com as vestes e riquezas, porque repartiram entre si as minhas vestes(Jo 19,24); nem com honras, porque fui ultrajado e flagelado; nem com a dignidade,porque tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na em minha cabeça (cf. Mc 15,17);nem com os prazeres, porque em minha sede ofereceram-me vinagre (Sl 68,22).

Responsório Sb 7,7-8; 9,17 R. Pedi e foi-me dada inteligência,
roguei e recebi sabedoria.* Aos tronos e ao poder a preferi;a ela comparadas, as riquezasperderam para mim todo o valor.V. Quem pode conhecer vossos desígniosse vós não lhe doais sabedoria,enviando, das alturas celestiais,o vosso Santo Espírito, Senhor? * Aos tronos

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator