ONline

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

OFÍCIO DE LEITURA-QUARTA FEIRA- EPÍSTOLA DE BARNABÉ


BARNABÉ
2ªleitura(cap.19. 1-3,5-7.8-12;Funk 1,53-57)
O CAMINHO DA LUZ
O caminho da luz é este: Se alguém quiser chegar ao lugar determinado, esforce-se por atingi-lo com as suas obras. E o conhecimento que nos foi dado para andar por este caminho, é o seguinte:Ama aquele que te criou; adora Aquele que te formou; dá glória Àquele que te remiu da morte. Sê simples de coração e rico em espírito; não te juntes com os que seguem o caminho da morte; odeia tudo quanto não é agradável a Deus; despreza toda a hipocrisia; não abandones os mandamentos do Senhor. Não te exaltes a ti próprio, mas sê humilde em tudo, não atribuas a glória a ti mesmo. Não maquines o mal contra o teu próximo; não admitas a arrogância no teu espírito.
Ama o teu próximo mais que a tua própria vida. Não cometas o aborto nem mates o recém-nascido. Não descuides a educação do teu filho nem a de tua filha, mas ensina-lhes, desde a infância, o temor de Deus.Não cobices os bens do teu próximo, nem sejas avaro, nem te juntes com os soberbos, mas frequenta a companhia dos humildes e dos justos.
Aceita como benefício , tudo o que te acontece na vida, consciente de que nada sucede sem a permissão de Deus.Não sejas inconstante nem hipócrita, porque a hipocrisia é um laço mortal.
Põe à disposição do teu próximo todos os teus bens e não consideres coisa alguma exclusivamente tua, porque se todos sois comparticipantes dos bens incorruptíveis, quanto mais deveis sê-lo dos bens corruptíveis? Não sejas precipitado no falar, porque a língua é um laço mortal. Com toda a diligência procura ser casto, para bem da tua alma. Não sejas fácil em abrir as tuas mãos para receberes e em fechá-las para dar. Ama como à pupila dos teus olhos aquele que te anuncia a palavra do Senhor.
Recorda dia e noite o juizo final; e procura constantemente a companhia dos santos, quer tenhas de conversar, ou exortar, ou reflectir, como poderás salvar uma alma com a tua palavra, quer tenhas de trabalhar com as tuas mãos para expiar os teus pecados.
Não hesites em dar, nem dês de má vontade, mas recorda quem é Aquele que dá a justa recompensa. Guarda os mandamentos que recebeste, sem acrescentar nem tirar nada Odeia sempre o mal. Julga com justiça. Não provoques desavenças mas antes restabelece a Paz, conciliando os adversários. Confessa os teus pecados. Não vás para a oração de má consciência.
.
RESPONSÓRIO
R Desviei os pés de todo o mau caminho, para guardar, Senhor a vossa palavra.
V- Não me tenho afastado das vossas ordens, porque sois Vós quem me ensina, para guardar, Senhor, a Vossa palavra

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator