ONline

sábado, 2 de abril de 2011

PALAVRA DO SENHOR PARA O DIA DE HOJE


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18,9-14 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10'Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: `Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!' 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhadoem f, e quem se humilha será elevado. - Palavra da Salvação. - Glória a Vós, Senhor....................... Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo André de Creta (660-740), monge e bispo Grande Cânon da Liturgia Bizantina da Quaresma, 2.as Odes (a partir da trad. de Clément, DDB, 1982, p. 119 ss. rev.) «Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador» Meu Deus, na Tua compaixão derrama sobre mim o olhar do Teu amor E recebe a minha ardente confissão. Pequei mais do que todos os homens, pequei só contra Ti, Senhor; faz-me participar da Tua misericórdia, meu Salvador, porque me criaste. [...] Meu Redentor, manchei a Tua imagem e semelhança (Gn 1, 26), [...] desfiz arrapos o vestuário de perfeição que o próprio Criador fabricou para mim e estou nu; em seu lugar quis usar uma farpela rasgada, obra da serpente que me seduziu (Gn 3, 1-5). [...] Fiquei fascinado com a beleza da árvore que traiu a minha inteligência: agora estou nu e coberto de vergonha. [...] O pecado me revestiu de túnicas de pele (Gn 3, 21), agora que fui despojado das vestes tecidas pelo próprio Deus. [...] E, como a prostituta, grito: pequei contra Ti, só contra Ti. Ó Salvador, acolhe as minhas lágrimas, como aceitaste o perfume da pecadora (Lc 7, 36 ss.) E, como o publicano, grito: tem piedade de mim, ó Salvador. Perdoa-me, porque de toda a descendência de Adão ninguém pecou como eu. [...] Prostrado como David (2 Sm 12), estou coberto de lama; Mas assim como ele se lavou nas próprias lágrimas, lava-me Tu também, Senhor! Ouve os gemidos da minha alma e os suspiros do meu coração; acolhe as minhas lágrimas e salva-me, meu Redentor. Porque Tu amas os homens e queres que todos se salvem. Faz-me voltar à Tua bondade e nela me recebe, porque estou arrependido

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator