ONline

sexta-feira, 7 de maio de 2010

VATICANO APRESENTA A VINDA DO SANTO PDRE A PORTUGAL


Vaticano apresentou esta Terça-feira a próxima visita de Bento XVI a Portugal, de 11 a 14 de Maio, destacando a importância que o Santuário de Fátima tem para o Papa.

“Fátima é um lugar particularmente significativo para este Papa”, disse o Pe. Federico Lombardi, que falou do Santuário português como o coração da viagem.

Para o Pe. Lombardi, é evidente a relação de Bento XVI com os acontecimentos da Cova da Iria, dos quais o ainda Cardeal Joseph Ratzinger se ocupou “do ponto de vista da teologia e da espiritualidade”.



“Fátima é um lugar em que o olhar se alarga para uma meditação sobre a história”, disse o director da sala de imprensa da Santa Sé, num encontro com os jornalistas destinado a apresentar o programa da visita.

A ligação do Papa a Fátima inclui uma deslocação ao Santuário, para presidir às cerimónias do 13 de Outubro de 1996, mas começou muito tempo antes, como prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, funções que o levaram a estudar profundamente a Mensagem de Fátima.

Em 2000, quando foi tornada pública a terceira parte do chamado Segredo de Fátima, foi o Cardeal Joseph Ratzinger, na altura prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, a apresentar um comentário teológico sobre o documento.

O Vaticano apresenta a visita do Papa ao nosso país no quadro do décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos, Francisco e Jacinta.

À chegada ao Santuário de Fátima, na tarde do dia 12 de Maio, Bento XVI irá recordar João Paulo II e o atentado que sofreu a 13 de Maio de 1981, adiantou o responsável pela sala de imprensa da Santa Sé.

A 15ª viagem internacional de Bento XVI tem passagens por Lisboa, Fátima e Porto, tornando o actual Papa no terceiro a visitar Portugal, após Paulo VI e João Paulo II.

Segundo o Pe. Lombardi, a escolha de outras cidades para lá de Fátima quis simbolizar a vontade de Bento XVI em visitar “toda a nação portuguesa”.

O tema da viagem – “Contigo caminhamos na esperança” – foi também alvo de comentário do porta-voz do Vaticano, para quem a escolha pretende “dar uma esperança” a todo o povo de Portugal.

A Santa Sé destaca o facto de Bento XVI ir receber as chaves da cidade de Lisboa na celebração do próximo dia 11 de Maio.


Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator