ONline

segunda-feira, 14 de março de 2011

COMO VENCER AS TENTAÇÕES

Como vencer as tentações

No decorrer dos anos, a palavra tentação foi sendo ridicularizada. Hoje, se alguém falar em
tentação é capaz de ser tachado como fanático, ignorante ou careta. Mas entender como vencer esse mal é assunto crucial para qualquer pessoa que realmente deseja ser cada dia mais parecido com Cristo. Não é tarefa fácil. Acredito até que por nós mesmos seja impossível. Mas existe alguém que, se permitirmos que faça morada em nosso coração, vencerá qualquer tentação por nós. Este alguém é Jesus Cristo.

Cada um de nós enfrenta dificuldades espirituais em algum campo de nossa vida. E, às vezes, só nós sabemos quais são elas, porque normalmente as escondemos. O mundo prega que para você ser feliz precisa fazer tudo que tiver vontade. “Faça o que o seu coração manda”, esse é um dos piores conselhos que alguém pode dar ou receber, porque de acordo com a Palavra de Deus, seguir nosso próprio coração é cavar a própria cova, pois, por natureza, o coração do homem é corrupto e enganoso.

** A NATUREZA HUMANA

Romanos 8:7 e 8: "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser, portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."

O que a palavra diz aqui é que você e eu, quando nascemos, já temos inclinação para o pecado. Isso porque um dia o homem se permitiu dar ouvidos ao maior enganador de toda História, o pai da mentira: Satanás. E, por conseqüência disso, o pecado entrou no mundo e hoje todos temos parte nele. É claro que uma criança, quando nasce, não pode ter pecados, mas bastam alguns meses de vida para essa inclinação começar se manifestar.

O maior problema de qualquer ser humano é lutar contra sua própria natureza. O apóstolo Paulo entendeu bem a força desta frase quando disse, em Romanos 7:19: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço."

** TENTAÇÃO É PECADO?

Tendo consciência de que todos nascemos com inclinação para o mal e para o pecado, não é de extrema importância cuidarmos com o que está entrando em nossa mente? Tentação não é pecado. O próprio Jesus foi por diversas vezes tentado, mas Se manteve firme, não porque tinha poder como Filho do Rei, mas porque mantinha um íntimo e profundo relacionamento com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Não podemos controlar os pensamentos que nos vêm à mente. As tentações podem surgir sem avisar; o que não podemos é alimentar aquilo que não presta.

Como dizem, não podemos impedir que um passarinho rodeie nossa cabeça, mas podemos impedi-lo de fazer ninho ali. É assim com as tentações. Não podemos evitar que elas apareçam, mas podemos evitar que elas façam parte do nosso viver.

** TENTAÇÕES PERSONALIZADAS

Tenho que admitir que Satanás é um "cara" muito esforçado. Ele faz de tudo para alcançar a excelência profissional; trabalha 24 horas em sua grande "fábrica" para conquistar seu maior objetivo: fazer você cair!

As tentações são personalizadas. Satanás produz uma série delas, e cada uma vem com um rótulo, com o meu e com o seu nome. Ele sabe bem onde eu e você somos fracos e usa isso contra cada um de nós. Ele não vai perder tempo em enviar uma tentação contra a qual você é forte. Mas vai se esforçar grandemente para colocar em sua vida situações que o façam quebrar o relacionamento com Deus.

** FRAQUEZAS DIFERENTES

Cada um de nós possui uma fraqueza espiritual diferente. Cada um sabe exatamente o ponto que o faz cair. Não podemos, então, julgar um irmão que caiu em determinada situação, só porque nós provavelmente não cairíamos naquilo. Ele, com certeza, é mais forte que você em outra área. Nenhum de nós está em condições de apontar o dedo para o outro, porque todos temos as nossas fraquezas.

** RECEITAS PARA VENCER AS TENTAÇÕES

Deus nos deu receitas infalíveis para vencermos as tentações. Se seguirmos corretamente o uso e a dosagem do remédio que o Senhor preparou, com toda certeza seremos curados de qualquer enfermidade espiritual.

Primeira receita: não procure coisas erradas

Efésios 5:11: "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." Paulo alerta sobre a importância de não nos contaminarmos com coisas que não venham de Deus. Não é preciso ser teólogo ou grande estudioso das Escrituras Sagradas para saber se você está fazendo coisas erradas. Uma criança tem noção de quando comete um erro. Deus está dizendo para que você não procure coisas erradas.

Segunda receita: guarde os Dez Mandamentos

Provérbios 10:8: "O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado." Os Dez Mandamentos não estão na Bíblia para enfeitá-la. São para uso de todos aqueles que desejam ter vida em abundância. A Lei de Deus é perfeita e santa, é justa e traduz todo Seu amor por cada um de nós.

Terceira receita: alimente sua mente com coisas boas

Filipenses 4:7 e 8: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." A lição que podemos tirar aqui é em relação ao conteúdo com que temos preenchido nossa mente: Com quem estamos conversando? A quem você tem dado ouvidos? Que músicas você tem escutado? Que tipo de literatura tem tomado seu tempo? O que seus olhos têm assistido? Do que e com que você está alimentando sua mente? Essas são perguntas que você deve refletir em seu íntimo.

Quarta receita: Ore, ore, ore

1 Tessalonicences 5:17: "Orai sem cessar." Isso significa ter a mente ligada a Deus 24 horas. Consultá-Lo sempre que precisar tomar uma decisão ou resolver alguma questão. Ter uma atitude de oração é perguntar a Deus o que Ele quer lhe ensinar com tal circunstância; tentar imaginar o que Jesus diria a você em determinada situação e pedir sempre a Deus que Ele seja a sua força.

Quinta receita: abrir o coração

Filipenses 2:13: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade." A Bíblia está afirmando que Deus é quem opera em você o querer e o efetuar. Isso quer dizer que é preciso que você abra o coração, dê oportunidade a Deus para Ele agir em sua vida - assim o seu efetuar/agir será resultado daquilo que Deus quer. Convide Jesus para que habite todos os dias em seu coração.

Sexta receita: não dê ouvidos a quem dúvida da Palavra de Deus

Gênesis 3:1: "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" A cena relata o encontro da serpente (Satanás) com Eva. O que interessa aqui, propriamente, não é o diálogo, mas a razão pela qual Eva estava dando ouvidos àquela serpente. Creio que talvez possa ter surgido uma dúvida no coração dela quanto ao que Deus havia ordenado. Talvez tenha duvidado da palavra de Deus... Talvez estivesse curiosa para saber se haveria algo por trás da ordem que Ele lhes dera. Eva abriu espaço para que houvesse uma conversa, mesmo após a serpente ter colocado em dúvida a ordem divina.

Sétima receita: esqueça o passado

Filipenses 3:13 e 14: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Paulo nos aconselha a esquecer o passado. Creio realmente que essa seja uma poderosa arma, pois se olharmos para trás, veremos o inimigo de Deus com dedo acusador pronto para nos fazer cair novamente. Esqueça o passado, aprenda com os erros, apegue-se às promessas de Deus e siga em frente, confiante que Ele será sua força contra qualquer tentação que atravessar seu caminho.

Satanás quer que nos desviemos do nosso alvo, que é a vida eterna ao lado de Jesus. Portanto, é extremamente importante que você seja uma pessoa focada nas verdades bíblicas, uma pessoa racional. Deposite nas mãos de Deus todas as suas esperanças. Se você olhar para trás, verá Satanás o acusando dos erros do passado e fazendo de tudo para você cair novamente; mas se olhar para frente, verá o Filho de Deus de braços abertos, pronto para recebê-lo como você está.

** REMÉDIO DE DEUS

1 Coríntios 10:13: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." Se você quer vencer suas tentações, peça a Deus para ser sua força. Ele oferece remédio para todo filho que clama de joelhos pedindo a cura. Quer ser você um vencedor? Anote as receitas que Deus, seja um "hipocondríaco" e tome diariamente os remédios que Deus disponibiliza para você. Tenha certeza de que quando a doença quiser manifestar os primeiros sintomas, você estará resistente a eles e será uma pessoa sempre sadia.

Nunca se esqueça de que Deus nos dá absolutamente tudo, se fizermos a simples escolha de viver por Ele.

(Graciela Rodrigues, jornalista em São Paulo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator