ONline

segunda-feira, 7 de março de 2011

SANTAS PERPÉTUA E FELICIDADE, ROGAI POR NÓS


Santa Perpétua & Santa Felicidade
Perpétua é também conhecida como Vivian Perpétua
Nascida de família nobre pagã.Convertida ao cristianismo. Esposa e mãe. Martirizada com sua criada e amiga, também convertida, Santa Felicitas( no Brasil: Felicidade). No século passado sua historia era tão popular que Santo Agostinho chegou a advertir aos cristãos que lessem também as Sagradas Escrituras.
Elas foram martirizadas para renunciarem a sua fé e oferecerem sacrifícios aos deuses pagãos. Como recusassem, foram atiradas as bestas mas milagrosamente as feras não a atacaram e o pro-consul encarregado do martírio, furioso, ordenou que fossem degoladas, em 7 de março de 203DC, em Cartago, Norte da África.
“Por duas vezes ela recusou o pedido de seu pai para renunciar a sua fé. Quando enviada ao tribunal seu filho foi tomado dela, mas milagrosamente ele não precisou mais do leite materno e o peito de Perpétua não ficou inflamado por causa dela não estar mais amamentando e secou normalmente. Ela rezava pelo seu irmão que não tinha sido batizado e isto de certa forma atesta a antiguidade da crença no Purgatório.

Ela e Felicitas foram acoitadas e foram dilacerados por um leopardo e um urso, mas não foram mortas. As mulheres foram despidas, mas os seus corpos dilacerados ofenderam a multidão no anfiteatro, e elas foram novamente vestidas. Perpétua em seguida foi atirada a uma vaca feroz e depois foi Felicitas, mas a vaca não a atacou.

O carrasco então veio com a espada para a degola, mas quando se aproximou de Perpétua, sua primeira tentativa falhou, errando seu pescoço e em seguida por várias outras vezes errou.
Ela então disse que iria guia-lo para o seu golpe fatal. Assim a multidão viu que ela não poderia ser morta a não ser que aceitasse, e este milagre converteu centenas de espectadores conforme o historiador contemporâneo Euzebius”.



Elas foram incluídas no Calendário Romano e no Syriaco. Foram sepultadas na Basílica de Majorum em Cartago.

Se alguém desejar ler o original recomendamos o autêntico escrito por Santa Perpétua como seu diário.A tradução completa para o inglês da “ Paixão de Perpetua” Passio pode ser encontrada em “Saints are not sad pp.7-18 de Shedds.

Na arte litúrgica da Igreja Perpétua e Felicitas são representadas por duas jovens; ou 2) como duas jovens e duas vacas; ou 3) com um machado.

Como os bois bravos não as atacaram elas são consideradas padroeiras do gado bovino.
Sua festa é celebrada no dia 7 de março
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator