ONline

sábado, 5 de março de 2011

IX DOMINGO DO TEMPO COMUM



ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 24, 16.18
Olhai para mim, Senhor, e tende compaixão,
porque estou só e desamparado.
Vede a minha miséria e o meu tormento
e perdoai todos os meus pecados.


ORAÇÃO COLECTA
Deus todo-poderoso e eterno,
cuja providência não se engana em seus decretos,
humildemente Vos suplicamos:
afastai de nós todos os males
e concedei-nos todos os bens.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Deut 11, 18.26-28.32
«Ponho diante de vós a bênção e a maldição»

Aquele que diz ter fé tem de escolher entre seguir a palavra de Deus, pondo-a em prática na vida de cada dia, ou desistir de ser chamado homem de fé. Era neste sentido que, já no Antigo Testamento, a palavra de Deus alertava o povo para a fidelidade ao Senhor. O caminho da fidelidade levará a alcançar as bênçãos de Deus; no oposto, estaria a maldição.

Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo dizendo: «As palavras que eu vos digo, gravai-as no vosso coração e na vossa alma, atai-as à mão como um sinal e sejam como um frontal entre os vossos olhos. Ponho hoje diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos prescrevo; a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, afastando-vos do caminho que hoje vos indico, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. Portanto, procurai pôr em prática todos os preceitos e normas que hoje vos proponho».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 30 (31), 2-3a.3bc-4.17.25 (R. 3b)
Refrão: Sede o meu refúgio, Senhor. Repete-se

Em Vós, Senhor, me refugio,
 jamais serei confundido,
pela vossa justiça, salvai-me.
Inclinai para mim os vossos ouvidos,
apressai-Vos em me libertar. Refrão

Sede a rocha do meu refúgio
e a fortaleza da minha salvação;
porque Vós sois a minha força e o meu refúgio,
por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me. Refrão

Fazei brilhar sobre mim a vossa face,
salvai-me pela vossa bondade.
Tende coragem e animai-vos,
vós todos que esperais no Senhor. Refrão


LEITURA II Rom 3, 21-25a.28
«O homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei»

Poderia parecer que esta leitura está em contradição com a anterior. Mas, de modo nenhum. O que o Apóstolo diz é que a justificação do homem lhe vem da fé em Jesus Cristo e não da observância da Lei de Moisés. O contraste é entre Cristo e Moisés, entre o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento preparou o Novo e encaminhou para ele. Mas, passou, ou melhor, desabrochou no Novo, em Jesus Cristo, o Messias prometido, esperado e finalmente manifestado. É Ele agora o Salvador; é Ele agora o objecto da fé que ilumina a nossa vida e nos traz à salvação.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Independentemente da Lei de Moisés, manifestou-se agora a justiça de Deus, de que dão testemunho a Lei e os Profetas; porque a justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os crentes. De facto não há distinção alguma, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus; e todos são justificados de maneira gratuita pela sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus, que Deus apresentou como vítima de propiciação, mediante a fé, pelo seu sangue, para manifestar a sua justiça. Na verdade, estamos convencidos de que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei.
Palavra do Senhor.


ALELUIA Jo 15, 5
Refrão: Aleluia. Repete-se
Eu sou a videira e vós sois os ramos, diz o Senhor:
quem permanece em Mim dá muito fruto. Refrão


EVANGELHO Mt 7, 21-27
A casa edificada sobre a rocha e a casa edificada sobre a areia
Jesus de novo afirma, na continuação da linguagem da primeira leitura, que o homem de fé, que se diz crente na palavra de Deus, há-de procurar viver dessa mesma fé, e não se contentar com ter na boca o nome do Senhor; é preciso que o tenha no coração, que logo o manifestará em toda a sua vida. Doutro modo, viverá de ilusão, e a oração que porventura venha a fazer não passará de palavras sem grande sentido.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Muitos Me dirão no dia do Juízo: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos e em teu nome que expulsámos demónios e em teu nome que fizemos tantos milagres?’ Então lhes direi bem alto: ‘Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade’. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».
Palavra da salvação

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator