ONline

terça-feira, 8 de março de 2011

SÃO JOÃO DE DEUS


São João de Deus -
Pintura de Bartolomé Esteban Murillo.
Santo
Nascimento 8 de Março de 1495 em Montemor-o-Novo, Portugal
Falecimento 8 de Março de 1550 em Granada, Espanha
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 21 de Setembro de 1630 por: Papa Urbano VIII
Canonização 16 de Outubro de 1690 por: Papa Alexandre VIII
Festa litúrgica 8 de Março
Padroeiro: Hospitais, doentes e enfermeiros
Portal dos Santos

São João de Deus, de seu nome João Cidade (Montemor-o-Novo, 8 de Março de 1495 – Granada, 8 de Março de 1550) é um santo da Igreja Católica Romana que se distinguiu na assistência aos pobres e aos doentes, através de um hospital por si fundado em Granada, em 1539. João Cidade foi o fundador dos Irmãos Hospitaleiros.



João Cidade deixou Montemor-o-Novo aos 8 anos de idade e dirigiu-se a Oropesa onde foi pastor de ovelhas. Alistou-se no exército e tomou parte na conquista de Fuenterabia, então ocupada pela França. Ao abandonar a vida militar, voltou ao ofício de pastor em Oropesa, Sevilha, Ceuta e Granada.

Em Granada ouviu os sermões do padre São João de Ávila e ficou tão impressionado e exaltando o seu espírito religioso, confessou publicamente todos os erros da sua vida passada e para mais clara demonstração do seu arrependimento, andou percorrendo a cidade ferindo o peito com pedras, e manchando o rosto com lama. Devido ao seu estado lastimoso foi dado como louco e internado num hospício, onde permaneceu muitos anos.

Com um espírito mais sereno, para o qual contribuiu o padre São João de Ávila, João Cidade saiu do Hospício, e foi visitar o Mosteiro de Guadalupe, voltando depois para Granada onde fundou em 1539 um Hospital para doenças contagiosas e incuráveis. Daí em diante dedicou-se ao serviço deste Hospital. Fundou assim a ordem dos Irmãos Hospitaleiros, a qual foi confirmada, debaixo da regra de Santo Agostinho, pelo Papa Pio V em 1 de Janeiro de 1571.

João Cidade foi beatificado pelo Papa Urbano VIII em 28 de Outubro de 1630 e canonizado em 16 de Outubro de 1690, pelo Papa Alexandre VIII, sendo no entanto a sua Bula expedida após a sua morte, pelo seu sucessor Papa Inocêncio XII

São João de Deus , é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros. A sua memória litúrgica é celebrada a 9 de Março.
wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator