ONline

quinta-feira, 3 de junho de 2010

BISPOS DA EUROPA LAMENTAM A MORTE DO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DA TURQUIA





Dia do Corpo de Deus
Desde o século XII, quase não há em Portugal cidade ou lugar que prescinda da celebração da festa do Corpo de Deus, invocadora do "triunfo do amor de Cristo pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia".


Bispos da Europa lamentam morte do presidente da Conferência Episcopal da Turquia


Presidente da Conferência dos bispos da Turquia foi assassinado
Homicídio ocorre na véspera do início da viagem de Bento XVI a Chipre

O presidente da Conferência Episcopal da Turquia e vigário apostólico da Anatólia, D. Luigi Padovese, foi assassinado esta
Quinta-feira na cidade turca de Iskenderun.

O prelado católico terá sido esfaqueado pelo motorista, tendo sucumbido aos ferimentos no hospital.

Testemunhadas citadas pela AsiaNews referem que o funcionário, muçulmano, passou os últimos dias "deprimido, violento e ameaçador".

O governador da região de Hatay, Mehmet Lekesiz, lamentou o homicídio e confirmou que o alegado assassino ainda tinha a arma do crime quando foi detido pela polícia.

O responsável referiu ainda que as averiguações preliminares apontam para o facto de o atacante sofrer de problemas psicológicos, o que leva as autoridades a acreditar que o assassinato não foi causado por motivações políticas, mas sim de ordem pessoal.


D. Luigi Padovese, que nasceu em Milão, Itália, há 63 anos, pertencia à Ordem dos Frades Capuchinhos, tendo sido ordenado padre em 1973 e bispo em 2004.

O prelado estava envolvido no diálogo ecuménico e com o Islão, ao mesmo tempo que trabalhava para revigorar as comunidades católicas turcas.

Há dois dias, D. Padovese participou na inauguração do restauro de uma igreja, tendo então condenado o ataque que as forças armadas de Israel desencadearam contra a frota de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, composta por barcos gregos e turcos
.

No discurso que proferiu na ocasião, o prelado saudou a paz e harmonia vividas em Iskenderun, sublinhando que aquela igreja simbolizava o apoio do Governo às religiões e cultos praticados na Turquia.

Porta-voz do Vaticano lamenta homicídio

“É uma notícia terrível que nos deixou profundamente perturbados e, naturalmente, muito tristes”, declarou o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, acrescentando que "o testemunho da Igreja pode, em certos casos, ser pago com o sangue".

Depois de ter qualificado D. Luigi Padovese como uma pessoa “corajosa”, o sacerdote defendeu que é preciso “compreender melhor” as circunstâncias e as motivações do homicídio, que, em todo o caso, é “uma vida dada pelo Evangelho”.

O assassinato ocorre na véspera da deslocação de Bento XVI a Chipre, onde vai ser publicado o documento de trabalho para o Sínodo dos Bispos do Médio Oriente. marcado para 10 a 24 de Outubro, em Roma.

O porta-voz recordou que um dos objectivos da visita é “encorajar” as comunidades cristãs que vivem na região do Médio Oriente.

A morte do presidente da Conferência dos bispos da Turquia faz compreender que "a solidariedade da Igreja universal e o apoio a estas comunidades cristãs é absolutamente urgente e necessário", frisou o Pe. Lombardi.


Este não é o primeiro homicídio de um sacerdote católico na Turquia: em Fevereiro de 2006, o padre Andrea Santoro, pertencente à Congregação Fidei Donum, foi assassinado na cidade de Trabzon e as suas exéquias foram presididas por D. Luigi Padovese
Agência Ecclésias

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator