ONline

terça-feira, 1 de junho de 2010

ORAÇÃO DA NOITE-COMPLETAS

ORAÇÃO DE COMPLETAS

Senhor,vinde em nossoso auxílio. (Faz-se o sinal da cruz.)
R Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
P Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.
R Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Neste momento será oportuno fazer o exame de consciência
I
P Confessemos os nossos pecados.
T Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos,
que pequei muitas vezes
por pensamentos e palavras,
actos e omissões,
por minha culpa, (Bate-se com a mão direita no peito.)
minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria,
aos Anjos e Santos
e a vós, irmãos,
que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
P Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós,
perdoe os nossos pecados e nos conduza
à vida eterna.
R Ámen.

P Tende compaixão de nós, Senhor,
R Porque somos pecadores.
P Manifestai, Senhor, a Vossa misericórdia,
R E dai-nos a vossa salvação.
P Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós,
perdoe os nossos pecados e nos conduza
à vida eterna.


P Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza
à vida eterna.
R Ámen.

2 — Hino
.

Se me envolve a noite escura
E caminho sobre abismos de amargura,
Nada temo porque a Luz está comigo.
Se me colhe a tempestade
E Jesus vai a dormir na minha barca,
Nada temo porque a Paz está comigo.
Se me perco no deserto
E de sede me consumo e desfaleço,
Nada temo porque a Fonte está comigo.
Se os descrentes me insultarem
E se os ímpios mortalmente me odiarem,
Nada temo porque a Vida está comigo.
Se os amigos me deixarem
Em caminhos de miséria e orfandade,
Nada temo porque o Pai está comigo.
Se me envolve a noite escura
E caminho sobre abismos de amargura,
nada temo porque Tu esiás comigo.
.
SALMODIA
Salmo 143 (142), 1-11
Oração do pobre na adversidade
Ouvi, Senhor, a minha oração, *
pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica; †
atendei-me, pela vossa justiça.
Não chameis a juízo o vosso servo, *
porque ninguém é justo diante de Vós.
17
O inimigo persegue a minha alma, *
lançou por terra a minha vida,
atirou comigo para as trevas, *
como se há muito tivesse morrido.
Quebrantou-se-me o ânimo, *
gelou-se-me o coração dentro do peito.
Recordo os dias de outrora, *
medito em todas as vossa obras †
e considero as maravilhas que operastes.
Estendo para Vós as minhas mãos: *
como terra sem água, a minha alma tem sede de Vós.
Ouvi-me, Senhor, sem demora, *
porque se apaga a minha vida.
Não me escondais a vossa face: *
seria como os que descem ao sepulcro.
Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade, *
porque em Vós confio.
Mostrai-me o caminho a seguir, *
porque a Vós elevo a minha alma.
Livrai-me dos meus inimigos, *
porque em Vós ponho a minha esperança.
Ensinai-me a cumprir a vossa vontade, *
porque sois o meu Deus.
O vosso espírito de bondade *
me conduza por caminho recto.
Por vosso nome, Senhor, conservai-me a vida, *
por vossa clemência, tirai da angústia a minha alma.
Antífona fora do Tempo Pascal
Não me escondais , Senhor, a vossa face, porque em Vós confio.
18
4 — Leitura da Palavra de Deus
.
Às Terças-feiras — 1 Pedro 5, 8-9
Sede sóbrios e estais vigilantes: o vosso inimigo, o demónio, anda à vossa volta, como
leão que ruge procurando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé.
Escuta, Israel. O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com
todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. As palavras que hoje
19
te prescrevo ficarão gravadas no teu coração. Hás-de recomendá-las a teus filhos, e nelas
meditarás, quer estando sentado em casa quer andando pelos caminhos, quando te deitas e
quando te levantas.
5 RESPORTA À PALAVRA DA DEUS

L Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

L Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
R Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
L Senhor, Deus fiel, meu salvador.
R Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
L Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
20
6 — Cântico evangélico

Lucas 2, 29-32
Cristo, luz das nações e glória de Israel
Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, * (Faz-se o sinal da cruz.)
deixareis ir em paz o vosso servo,
porque meus olhos viram a salvação, *
que oferecestes a todos os povos:
luz para se revelar às nações *
e glória de Israel, vosso povo.
.
Antífona fora do Tempo Pascal
Salvai-nos, Senhor, quando velamos
e guardai-nos quando dormimos, para estarmos
vigilantes com Cristo e descansarmos em paz.
7 — Oração final
P Oremos.
Em vez da oração indicada, pode sempre tomar-se a das solenidades.
.

P Iluminai, Senhor, esta noite e concedei-nos um descanso tranquilo, para que amanhã
nos levantemos em vosso nome e possamos contemplar, alegres e felizes, o nascer do
novo dia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na
unidade do Espírito Santo.


P Visitai, Senhor, esta morada e afastai dela as ciladas do inimigo. Habitem nela os
vossos santos Anjos e nos guardem em paz. E a vossa bênção esteja sempre connosco.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do
Espírito Santo.

R Ámen.
P O Senhor omnipotente nos dê uma noite tranquila
e no fim da vida uma santa morte.
R Ámen.
Termina-se com uma das antífonas seguintes à Virgem Maria:

Salvé, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida, doçura e esperança nossa, salvé,
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva,
a Vós suspiramos, gemendo e chorando,
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.
E depois deste desterro,
nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo.Amen

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator