ONline

domingo, 18 de abril de 2010

DOMINGO-DIA DO SENHOR PARA O CRISTÃO




1. Para o cristão, a Missa é o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez no Calvário e agora perpectua sobre os altares; na Missa Cristo, como Sacerdote e Hóstia, se entrega ao Pai, envolvendo na sua oblação a Igreja, isto é, cada um de seus fiéis. Ora o sacrifício do Calvário é o sacrifício da Redenção; sem ele não há Cristianismo nem vida crista. Por conseguinte, sem a Missa o Cristianismo se torna mera escola de bons costumes ou sistema de morigeração; já não é a comunicação da vida de Deus Pai aos homens mediante Cristo; já não e inserção dos homens no Corpo Místico de Cristo para que com Cristo voltem ao Pai.



2. Consciente disto, a S. Igreja incluiu entre os seus preceitos o da participação da Missa aos domingos. Mediante esta norma, a Igreja quer lembrar aos seus filhos a importância capital da S. Missa e proporcionar-lhes o estímulo para que não se afastem dela por muito tempo. É compreensível que, ao terminar um ciclo de sete dias (semana), o cristão consagre o sétimo dia ao Senhor e participe da S. Missa; é por esta que o fiel católico oferece ao Pai com Cristo sua labutas, dores, alegrias e esperanças vividas durante a semana; dá assim um sentido novo aos seus trabalhos e sentimentos; em resposta, recebe do Pai o viático ou alimento necessário para caminhar certeiramente por mais uma semana, procurando construir o mundo e atingir finalmente a mansão do Pai.

Esta lei da Igreja é sábia; inspira-se na mais autêntica consciência do terceiro preceito do Decálogo (“Guardar o dia do Senhor”) assim como do significado da S. Missa para a vida cristã

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator