ONline

domingo, 25 de abril de 2010

ORAÇÃO DA NOITE COM SÃO GREGÓRIO, EM LOUVOR DO BOM PASTOR


Ó Cristo, Bom Pastor, que deste a vida pela Tua grei,! Tu foste à procura da ovelha tresmalhada pelos montes e colinas...e encontraste-a.
Depois de a teres encontrado , puseste-a aos ombros. Essa mesma, levar-Te-ia um dia o madeiro da cruz e levando-a conTigo, reconduziste-a novamente para a vida do Céu...
Sentimos necessidade de que Tu, o nosso Deus assumisses a nossa carne e morresses para nos restituires a vida. Morremos conTigo para sermos justificados; ressuscitámos conTigo porque conTigo tínhamos sido crucificados. E, já que ressuscitamos conTigo, também conTigo havemos de ser glorificados.
Ó Senhor, Tu dizes:" Assim como o Pai me conhece, Eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas minhas ovelhas"(Jo.10-15). É como se dissesses: "nisto manifesta-se que Eu conheço o Pai e sou conhecido por Ele porque dou a minha vida pelasinhas ovelhas"... A Caridade não Te leva à morte pelas ovelhas, manifesta o Teu amor ao Pai.
Dizes também:"As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu conheco-as e elas seguem-Me e Eu dou-lhes a vida eterna"(Ibid 27-28)
Pouco antes tinhas dito" Se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, entrará e sairá e achará pastagens"(Ibid 9). Entrará pela fé, mas sairá passando da fé à visão, da facilidade de crer à contemplação e achará as pastagens do eterno banquete.
As tuas ovelhas acharão pastagens porque quem Te segue com coração simples, é apascentado com pastagens eternamente abundantes...E quais são estas pastagens senão as alegrias íntimas de um paraíso sempre verdejante e ameno? A pastagem dos Teus eleitos é o rosto de Deus sempre presente. Contemplando-o indefectivelmente, a alma fica saciada com o manjar eterno de vida.
Senhor, faz com que eu procure estas pastagens para gozar com todos os cidadãos dos Céus...Que se encha de ardor o meu desejo destas coisas celestes; amar deste modo é já um pôr-se a caminho.
Sê, Senhor , para mim e para todas as ovelhas do apriSco, a esperança certa de vida. Amen!

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Passos em Flor
Convert By NewBloggerTemplates Wordpress by WpThemesCreator